Subscribe:

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Review: Super Mario 3D Land

Super Mario 3D Land é o meu primeiríssimo jogo para o meu lindo 3DS que ganhei de aniversário.

Posso começar dizendo que quem é fã de Mario vai gostar. Ainda não tenho muitas experiências com jogos do 3DS, mas posso dizer que o jogo tem muitos pontos fortes.

Apesar de todos nós sabermos que nos jogos do Mario normalmente não importa a estória, este post pode ter alguns spoilers. Nada grave, mas, pense em parar por aqui se não quiser saber, por exemplo, o que mais dá para fazer no jogo depois que você resgatar a princesa. E não venha me dizer que não sabia que esta era a sua missão.

Acho que o ponto mais forte do jogo é o fato de que, apesar de parecer, à primeira vista, que tem poucas fases, não é bem assim. O jogo continua depois que a princesinha está sã e salva.

Os power ups do jogo são o conhecido Super Mushroom; a Super Leaf, com a qual é possível permanecer por mais tempo no ar e girar para matar inimigos; a conhecida Fire Flower, que te permite atirar bolas de fogo; a Super Star, que te deixa invencível por alguns segundos, a Invincibility Leaf, que aparece se você perde 5 vidas em uma mesma fase sem passá-la; a Boomerang Flower, que te dá um casco azul e a habilidade de jogar um bumerangue em seus inimigos; Statue Leaf, que faz o mesmo que a Super Leaf, mas você cai em formato de pedra se pressionar L ou R quando estiver no alto e só está disponível nos mundos especiais; e a  P-Wing, que aparece quando você perde 10 vidas em uma fase sem conseguir passá-la, e, quando acionada (fica disponível na touch screen) te teletransporta para o final da fase. A P-Wing só pode ser usada se você estiver jogando com o Mario. Se quiser usá-la com o Luigi, você tem que pular fases usando uma Warp Zone, e então morrer 10 vezes nessa fase, ou encontrá-la em mystery boxes ao longo do jogo (nos mundos especiais). Além desses power ups, em algumas fases é possível "vestir" um propeler box, que te permite voar - como no New Super Mario Bros Wii - NSMBW.

Ao final de cada fase, você encontra a clássica bandeirinha do Bowser. Se você alcançar o ponto mais alto da bandeirinha, ganha uma vida e esta bandeirinha fica dourada. Na tela principal do jogo é possível ver se naquela fase você conseguiu uma bandeirinha dourada. Um dos desafios do jogo é conseguir bandeirinhas em todas.

Cada fase possui 3 coin stars, assim como em New Super Mario Bros - NSMB e em  NSMBW. Se você pega todas as coin stars de determinada fase, esta ficará marcada com uma estrelinha. Se pegar todas as Coin Stars de um determinado mundo, este vai ficar marcado com uma estrelinha.
Após combater o Bowser no oitavo mundo normal, você também pode ver quanto tempo demorou para passar cada fase e competir consigo mesmo ou com os outros jogadores do seu console em termos de tempo para finalizar cada uma.

Controles do jogo:

L ou R = Abaixar
Y ou X = Manter pressionado para correr;
Segurar L ou R + direcionais = andar abaixado;
Mover-se = Direcionais da circle pad
Direcionais simples = mudar a câmera e o modo de visão;
L + Y = rolar;
B ou A = Pular;
L ou R no ar = Cai mais rápido, sentado;
Enquanto andando L + B = Pulo longo;
Correndo + Direcionais circle pad +B = Pulo de lado;
Derrapar no muro + B = Pulo no muro;
L ou R + B = Pular abaixado e dar cambalhota no ar;
Enquanto usando binóculos = L/R para + ou - zoom.

Nos mundos especiais existem algumas fases onde você tem que correr contra o relógio. Você começa com um tempo limitado e tem que ir pegando reloginhos de tempo pela fase para conseguir terminá-la. Além disso, em alguns mundos especiais tem um pequeno Mario do mal envenenado, que vai te perseguir a fase inteira. Se ele encosta em você, é como qualquer outro inimigo - te faz perder power ups, ficar pequeno ou morrer.

Só eu acho esse rapaz super fofinho??
O jogo possui ainda alguns botões que, ao serem "pulados" em cima, resultarão em uma trilha de notas musicais. Ao pegar cada uma das notas, você ouvirá uma música. Se pegar todas e tocar a música até o final, ganha um power up ou uma vida.

Nos mundos especiais, algumas mystery boxes possuem um cogumelo roxo, que te prejudica se você pegá-lo. Além disso, ele vai atrás de você - fuja dele sempre.

Conseguindo um bocado de vidas, você consegue coisas legais:
- Se você conseguir 1000 vidas, ganha uma coroa;
- Se você conseguir 1100 vidas, ganha outra coroa;


Bem, considerando que depois que você salva a princesa ainda há muito o que fazer, considerando todos os aspectos novos do jogo, o bom uso do 3D, só tenho a dizer que este jogo merece 10 spocks. Esse é o melhor jogo da família Mario de DS que eu já joguei. Você não vai se arrepender de comprá-lo, pode ficar tranquilo. Boa jogabilidade, ótima trilha e qualidade de som, ótimo uso do 3d.


2 comentários:

Juliana Leal Valera disse...

Comecei a jogar esses dias e estou apaixonadíssima. Curti muito o post e eu também acho aquele rapaz fofinho, super fofinho...

Heloísa Garcia Claro disse...

Juliana, que vom que gostou. Sim, ele é lindo! Ainda bem que você me entende!!! =)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...