Subscribe:

domingo, 3 de junho de 2012

Pré E3 - Anúncio Nintendo - Novas informações sobre o Wii U



Hoje, às 19 horas do horário de Brasília a Nintendo realizou um anúncio oficial Pré-E3, de 30 minutos, falando basicamente sobre o novo console a ser apresentado - o novo Wii U.


Satoru Iwata fala de uma das salas da Nintendo no Japão, e começa o anúncio mostrando um quadro com caracteres japoneses que, segundo ele, significam "Creating Something Unique", ou seja, "Criando algo Único". Ele diz que esta frase é o que guia a Nintendo na criação de seus produtos.
Ele diz que o anúncio se focalizará no Wii U. Segundo Iwata, a idealização do Wii U iniciou em 2008, e a idéia principal do novo projeto era conectar as pessoas. Ele mostra uma foto de uma família em uma sala, os pais em seus notebooks, os filhos cada um com um aparelho móvel nas mãos, e diz que eles estão juntos, mas não estão conectados.
Ele faz menção a um livro chamado "Alone Together", que fala sobre o assunto.

Iwata diz que a tecnologia torna as coisas mais fáceis, mas o que acontece com os relacionamentos?

Portanto, o Wii U tem como objetivo unir as pessoas, estejam estas na mesma sala ou em uma longa distância.



Ele diz que a principal forma de alcançar este objetivo é por meio do Wii U Game Pad. Aliás, se o anúncio foi quase exclusivamente sobre o Wii U, podemos dizer que foi quase só sobre o Wii U Game Pad.



O Console é composto de 2 dispositivos: O console principal e o Game Pad. O Game Pad foi mostrado na E3 do ano passado, mas segundo Iwata ele sofreu grandes alterações desde então - será apresentado um produto completamente diferente nesta E3.




O Game Pad possuirá Sticks (botões tipo manche, como os da foto ao lado) que, além de possibilitar movimentos em 360º, também pode ser pressionado como um botão. O controle, apesar de grande, foi reformulado para encaixar melhor na mão e ser mais confortável.



Ele possui também um NFC reader/writer (recurso para comunicação entre dispositivos, como celulares, via rádio), e, além disso, também funciona como controle da própria TV - você pode usar o infravermelho do controle pra mudar de canal e tudo mais. Isso realmente é interessante, uma vez que por mais que segure o Wii Remote, no Wii tradicional, é sempre necessário ter o controle da TV próximo para ajuste de volume e etc - não mais com o Wii U!



O console opera em duas telas: A da TV, e uma tela no Wii U Game Pad. Essas telas tem o que ele chama de "simetric diversity", que seria um equilíbrio perfeito entre as telas, e as coisas que acontecem em cada uma delas podem ser independentes. Ao jogar Golf, por exemplo, você pode colocar o Game Pad no chão e visualizar nele a bola, segurar o Wii remote como o taco, e olhar para a TV para ver o horizonte - muito legal.

Outra coisa legal que deu pra ver no vídeo foi o jogador segurando o Control Pad com um desenho de uma estrela ninja, e com um movimento de deslisar a estrela na tela touch do Control Pad, você pode mirar e "jogar" a estrela nos alvos que aparecem na TV. Eu achei o máximo. Ah, claro, isso por que o Control Pad possui uma tela touch!! 



Além disso, o console possui dois sensores de movimento, o motion e o gyro sensors, o que significa que o controle e o console utilizarão os seus movimentos para que as coisas nos jogos e aplicativos aconteçam. Promete também melhores gráficos, o que pelo vídeo pareceu ser bem verdade.



O jogo continua mesmo se você não estiver em frente à TV: você pode mudar o canal da TV e continuar jogando na tela do controle. Ele promete que a imagem entre o controle e a tela principal não tem delay.

O console vai ser compatível com todos os controles antigos - a balance board, o wii remote e o nun-chuck. 



Iwata diz que em 2006 o que motivou o projeto Wii foi a possibilidade de criar um playground dentro da sala, e unir a família para jogar junto. Agora, em 2012, é possível fazer isso de maneira melhor e maior: Você pode jogar com sua família, e até conectar a sua sala com a sala de seus amigos, uma vez que o controle permite que você faça uma conferência com outro Wii! Isso mesmo, por meio do microfone e câmera que possui, você o coloca na frente da TV e a sua sala estará conectada com outras salas pelo mundo!


Além disso, se você joga o mesmo jogo que um amigo ou alguém da rede da Nintendo pelo mundo, você pode ter essa pessoa como amigo no jogo, e ela pode lhe deixar recados pelas fases. Podem ser dicas de como resolver um problema do jogo que você não consegue, como marcar uma fase como "Essa fase é difícil, se concentre bastante por que a coisa aqui é séria", entre outros.

Além disso, o Wii U possuirá aglomerados de Miis que são reunidos por interesse. Você pode procurar um aglomerado na tela de pessoas falando sobre o Mario, e de fato falar com essas pessoas. Você pode digitar mensagens pra elas no seu controle - de maneira mais fácil que antes, quando tinha que apontar o wii remote pro tecladinho na tela - o teclado touch estará na sua mão, como desenhar ou escrever com letra cursiva as mensagens que quer mandar. Ele chama isso de Mii Wara Wara, que, pelo que entendi, Wara Wara é o barulho que as pessoas fazem quando estão falando em multidões - isso por conta dos grupos por assuntos ou jogos de interesse.

Isso acontece dentro do Miiverse - o universo dos Miis. Você poderá dizer que o seu Mii hoje está triste, feliz, bravo, e a expressão do seu Mii mudará enquanto você interage com as outras pessoas. Ele menciona que também será mais fácil de ler, uma vez que você pode ler o que está na sua mão na tela do controle.

Além disso, em jogos onde, por exemplo, você cria fases, você pode enviar a fase que criou para os seus amigos ou pessoas que adicionou no Wii U. 

Por conta de todas essas possibilidades de interação do console, Iwata chama o control pad de social window - janela social - que é capaz de te conectar até quando não está jogando ao mesmo tempo ou quando não tem ninguém fisicamente ao seu lado.

Ele diz que no futuro (não no curto prazo) será possível conectar os PCs, celulares e 3DS ao Wii U, utilizando a Nintendo Network.

Finalizando, ele diz que foram 3 os conceitos pilares do Wii em sua criação, em 2006 - Mudar o relacionamento de: 


- O jogador e sua família;
- O console e a TV;
- A internet e a TV. 


Em 2012, com o Wii U, essas questões serão melhoradas de forma ainda mais rica. O Wii U irá resolver o problema do "Alone Together", vai proporcionar mais sorrisos, e vai introduzir um novo conceito de juntos - uma vez que Iwata promete que você não se sentirá sozinho ao utilizar o console.

Ele reforça a questão da criação de algo único, e faz referência às hashtags #Iwatasays e #NintendoDirect.

Daqui há um dia e algumas horas, será possivel acompanhar pelo Nintendo Direct outros anúncios da Nintendo na E3. Iwata diz também que apesar do principal foco ser o Wii U, também serão apresentadas novidades para o 3DS na conferência. 


Para assistir a esta transmissão em inglês, segue o vídeo abaixo:


Eu mal posso esperar para colocar as minhas mãos em um Wii U. O que acharam do anúncio??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...