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terça-feira, 24 de abril de 2012

Resenha| Dragon Quest IV: Chapters of the Chosen


O jogo de RPG Dragon Quest: IV: Chapters of the Chosen é um jogo para os consoles NES, PS e Nintendo DS. Recentemente joguei a versão de DS do jogo, e vou dividir um pouco com vocês.

O jogo se passa em uma época medieval, onde uma criança (pode ser menino ou menina) surge e aparentemente é diferente dos outros de sua vila. Depois disso, a estória fica uma loucura. 
A estória é dividida em capítulos, como sugere o nome - capítulos dos escolhidos. São as pessoas do mundo medieval que desempenharão um papel de destaque na estória. Basicamente, o mal está tomando conta do mundo, os monstros ficaram mais fortes, os heróis não estão conseguindo dar conta de proteger o mundo, por isso, o mundo precisa de novos heróis. Vou falar aqui sobre cada um dos personagens que você pode controlar no jogo.


Herói: Criança a quem você dará o nome e escolherá o sexo: Este é você, na estória. Foi criado(a) em uma vila simples, por pais adotivos. Você só sabe mais a respeito deste personagem pro meio da história, mas este será o herói lendário que as profecias dizem ter o dom de, junto a seus amigos iluminados, salvar o mundo das trevas. Pode aprender alguns feitiços e usar as armas mais fortes do jogo - luta com espadas, arcos, qualquer coisa.

Ragnar: Um dos chefes de um dos exércitos reais (ô joguinho para ter reinos, castelos, famílias reais diferentes), que sempre aceita bravamente as suas missões. Não faz feitiços, mas é um ÓTIMO espadachim.

Alena: Uma princesa muito corajosa, e que vive fugindo do castelo. Depois de um tempo, sua família entende que ela não é uma menina frágil, e que não podem fazer nada para impedir que ela parta rumo às suas aventuras. Quando percebe isto, seu pai manda dois de seus melhores súditos acompanharem-na em suas aventuras. Também não usa magia, e sua defesa deixa a desejar, mas é cheia de "critical hit"(s).

Borya: Um sábio idoso, manipulador de magia, súdito do pai de Alena, enviado por seu rei para proteger a filha. Não usa armas poderosas, mas manja muito de feitiços. Defesa fraca, porém.

Kyril: Outro súdito do rei, enviado para cuidar de Alena (e eu acho que ele é meio apaixonadinho por ela, mas isso é só a minha opinião). Usa magia sabiamente, principalmente as curativas. Tem um feitiço chamado  Whack e Thwack que são tudo de bom - quando pegam, matam de jeito.

Torneko: O personagem mais improvável da estória - e também o mais engraçado. Um velhinho rechonchudo que tem um único objetivo em sua vida: abrir uma loja de armas e prover para sua família. Tem umas habilidades meio esquisitas, como sentir cheiro de cofres com tesouros, examinar objetos e lhe dizer se são amaldiçoados, e fazer os monstros rirem até caírem e não conseguirem te atacar. Bizarro!

Maya e Meena: Duas irmãs dançarinas exóticas. O pai delas foi assassinado e tudo o que elas querem é aprender magia e sair lutando pelo mundo até achar o culpado pela morte do papai. Elas querem é vingança. Ambas são ótimas na magia, e Maya ainda luta aceitavelmente bem com armas. São as personagens que eu mais gosto no jogo.

Dicas úteis da Helô: 
- Quando você já tiver vivido o capítulo de cada um dos heróis, todos eles estarão disponíveis para você colocá-los em sua party - que só pode ter 4 de cada vez (são 8 no total, sem contar os esporádicos - que ficam com você por um tempo, não crescem de level, e te abandonam friamente logo logo). Neste ponto do jogo, sempre tenha consigo ou a Meena ou o Kyril, que aprenderão feitiços curativos e de ressuscitação. 
- Nem tente enfrentar o último chefe (Manslayer) se não tiver em posse da Sage Stone;
- Se tiver algum dos personagens que já sabe usar o feitiço zing ou kazing, não gaste seu dinheiro ressuscitando ninguém na igreja;
- No começo de cada capítulo, fique bastante tempo (BASTANTE) próximo a uma cidade com hotel treinando seus personagens. Os monstros deste jogo são de fato fortes;
- Se for usar o modo de batalha automática, use o "fight wisely". Os personagens passam a usar feitiços curativos quando necessário, e atacam quando acham que dá. Quando estiver próximo a monstros mais fortes, deixe toda a party no fight wisely, mas um dos quatro em "focus on healing". Quando as pessoas estiverem saudáveis, este personagem também atacará;
- Salve o jogo. Salve o jogo. Salve o jogo. O DS deu erro 3 vezes e eu não perdi tanta coisa assim por que salvo freneticamente. Salve o jogo;
- Neste jogo, o quick save é praticamente a mesma coisa do que a save normal, a única diferença é que não dá pra fazer uma quick save e continuar jogando: só dá pra desligar e voltar do mesmo ponto, mas você pode retomar uma quick save do mesmo ponto quantas vezes quiser;
- Não venda armas, escudos e roupas amaldiçoadas - elas serão de grande ajuda para você no futuro;
- Não equipe nenhum objeto sem antes pedir para o Torneko "appraise" eles. Ele te dirá se é ou não amaldiçoado, e te poupará uns dinheiros para desamaldiçoar o personagem na igreja.

Bem, pessoal, esse jogo é animal. Ele não é tão difícil que você morra o tempo todo ou a ponto de te deixar nervoso, e é longo - o que eu adoro, mas também não é extremamente fácil - os personagens exigem bastante treinamento. Além disso, quando você acha que o jogo terminou, depois de matar o Manslayer, ainda tem MUITA estória pela frente - com grandes surpresas.

Se travar no jogo, o detonado melhorzinho (não é perfeito) é esse aqui. Não use muito - apenas quando se passarem 4 ou 5 dias sem progresso no jogo (culpada!).

10 spocks para este jogo excelente! Suuuuper recomendo!!!


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