A banda de Power Metal (gênero que deu origem ao Heavy Metal Melódico) foi formada no ano de 1984, na cidade de Krefeld na Alemanha e é formada por Hansi Kürsch (vocal), André Olbrich (guitarra), Marcus Siepen (guitarra) e Frederik Ehmke (bateria). Suas músicas tem inspiração nos temas que todos os Nerds e fãs de RPG adoram, a Mitologia (Grega e Nórdica) e as obras de J.R.R. Tolkien. Sua inspiração e ligação com a "Mitologia Tolkieniana" é tão grande que no ano de 1998 chegaram a lançar um disco conceitual chamado "Nightfall in the Middle-Earth", baseado no livro Silmarillion (vale lembrar que antes deste disco eles já haviam lançado diversos trabalhos dedicados ao tema).
Como todo show de Heavy Metal o público estava agitado e ansioso por ver este ícone do Metal Mundial. Pontualmente o show começou às 22hs. A primeira música é Sacred Worlds, faixa de abertura do novo trabalho da banda, "At The Edge of Time". O Vocalista Hansi Kürsch demonstra que adora o Brasil, pois está muito empolgado e falante como sempre. Seu sotaque é extremamente carregado, sendo difícil compreender algumas de suas palavras.
Para os Nerds de plantão o show passou a ficar maravilhoso quando eles tocaram o clássico Nightfall, que conta uma história de um anoitecer negro na Terra-Média. A letra detalha com grandiosidade o terror deste “escurecer abrupto” na Terra-Média. O Via Funchal naquele instante passou a fazer parte do cenário onde bravos guerreiros lamentavam o destino de sua terra devastada pela escuridão do mal. Depois tocaram Time Stands Still (At the Iron Hill) que fala sobre o épico confronto entre Fingolfin, rei supremo dos Noldor, e Morgoth, senhor do escuro, às portas de Angband. Na história Fingolfin fere Morgoth sete vezes, porém sucumbe ao seu extremo poder.
A Linhagem de Feanor |
O Blind Guardian sai do palco ovacionado e volta para o bis na sequência tocando a nova Wheel of time. Para o final sobraram as gloriosas The Bard's Song (In the Forest) e Mirror Mirror. The Bard's Songs (In the Forest) é um lamento que relata a força dos bardos em suas batalhas e feitos heroicos. A música é toda dedilhada no violão. É muito fácil se imaginar numa taverna, tomando hidromel, cercado por homens do norte, elfos e anões. A canção é tão linda que as câmeras focalizaram um fã chorando copiosamente durante sua execução. O show termina ao som de Mirror-Mirror, sem dúvida o maior clássico do Blind Guardian. Pra quem não conhece a banda sugiro que o façam o quanto antes, pois na minha opinião o Blind Guardian faz parte do universo estendido da obra de Tolkien.
Esse foi um dos melhores shows do ano sem sombra de dúvida. Essa apresentação antológica é digna de virar um conto mitológico para ser contado de geração em geração para toda a eternidade em honra desses heróis bardos.
Assista The Bard's Song (In The Forest) ao vivo em São Paulo:
http://www.youtube.com/watch?v=1Z80PAmWEC4
Setlist do Show:
1. Sacred Worlds
2. Welcome to Dying
3. Nightfall
4. Fly
5. Time Stands Still (at the Iron Hill)
6. Bright Eyes
7. Traveler In Time
8. Tanelorn (Into the Void)
9. Valhalla
10. Majesty
11. Lord of the Rings
12. And Then There Was Silence
(Bis)
13. Wheel of Time
14. The Bard's Song (In the Forest)
15. Mirror Mirror
Discografia da Banda:
Battalions of Fear (1988)
Follow the Blind (1989)
Tales from the Twilight World (1990)
Somewhere Far Beyond (1992)
Woodland Rock ( Live at Frankfurt ) (1992)
Tokyo Tales (1993)
Imaginations from the Other Side (1995)
The Forgotten Tales (1996)
Nightfall in Middle-Earth (1998)
A Night at the Opera (2002)
Live (The Bard's Tavern) (2003)
A Twist in the Myth (2006)
At the Edge of Time (2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário