Subscribe:

sábado, 21 de abril de 2012

Review: Jogador Nº 1 - Insert Coin

2044. Guerras e crises destruíram a economia mundial AND o mundo. Porém o Oasis continua com sua economia forte e todos vivem felizes ali. Só tem um problema: o Oasis é um MMO. E seu criador, James Halliday, faleceu sem deixar herdeiros, e sua fortuna and controle do OASIS estarão nas mãos de quem achar o easter egg deixado pelo mesmo, numa espécie de gincana-testamento. Essa é a base do livro Jogador Nº 1 (Ready Player One, de Ernest Clint).

Seguindo uma descrição de um vídeo no youtube, esse livro seria um “Tron encontra A Fantástica Fábrica de Chocolates". Só que com menos chocolate e Daft Punk. O Oasis funciona como uma segunda realidade mesmo (like a Second Life ultramotherfucking HD), de acesso livre para qualquer pessoa, onde funcionam escolas e universidades, shoppings, empresas e, logicamente, é uma arena de jogos. E o negócio é tão popular que a moeda do jogo é mais valorizada que o dólar, euro, iene ou outros. Todos chora na Grécia :D

Acompanhamos a história pelas palavras do protagonista, Wade Watts, um jovem que sofreu com a crise mundial. Vive num sítio de traillers, é gordo e cheio de espinhas, perdeu os pais ainda criança, é socialmente rejeitado e vê no Oasis sua chave para a liberdade. Ainda mais quando é anunciada a busca pelo easter egg de Halliday, que pode tirar ele dessa vida severina. Maaaaaaaaaaaas, como tudo nessa vida, não será fácil. Além de ter que competir com patricamente todo o globo terrestre e a IOI (empresa que quer controlar o Oasis para privatizá-lo), ainda é necessário recolher diversas pistas para encontrar as 3 chaves que levam ao ovo. E aí, pra quem nasceu e viveu na década de 80, é um prato cheio. Como essa foi a década onde Halliday passou sua adolescência e foi um dos períodos mais felizes da vida dele, praticamente todas as pistas fazem alusão a algo que faz parte da época. De Volta para o Futuro, Jogos de Guerra, AC/DC, Dungeons & Dragons, Ghostbusters, Capitão Crunch, Pac-Man, Star Wars, Star Trek, Ultraman, Blade Runner, Atari... Uma overdose de cultura pop, seja na área dos filmes, livros, games ou músicas. Todo gamer/geek/nerd arcaico reconhecerá as referências.

É uma boa leitura, com reviravoltas na história like a Quentin Tarantino, que vai agradar tanto os saudosistas dos anos 80 como os geeks.

Se quiser ler um trecho do primeiro capítulo, clica aqui. Cortesia do Judão e da LeYa ;D
Não darei o sistema de Spocks pois não irei copiar a idéia da Helô, então darei a velha nota de 0 a 10.

Nota: 9 

OBS: A Warner já comprou os direitos do livro para adaptar para as telonas. Deixa na mão do 
Edgar Wright ou do Zack Snyder, pelo amor do Sheldon!

Jogador Nº 1: link
Ready Player One: link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...