Subscribe:

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Review: A Guerra dos Tronos - Livro 1 da série "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Bem, pessoal, venho hoje falar do primeiro livro da série "A Song of Ice and Fire", o livro "A Guerra dos Tronos" (A Game of Thrones). Este primeiro livro te insere em um universo do qual não vai mais querer sair, pode ter certeza.
A estória passa-se em uma época semelhante à idade media, cercada por reinos, feudos, cavaleiros, guerras, povos rebeldes e cidades que teimavam em permanecer livres de qualquer poder do rei. Em meio à dança do poder e conflitos constantes, alguns heróis surgem.
Box dos quatro primeiros livros
Acho que vou começar falando da estrutura dos capítulos do livro, para que isso aqui faça algum sentido. Passei muito tempo tentando bolar uma forma de fazer a review desse livro, que é organizado de uma maneira, no mínimo, exótica. Não sei se vai ser muito didático, mas uma vez que cada capítulo tem o nome do personagem do qual este se trata, primordialmente, acho que será legal falar sobre cada um dos personagens. É incrível como o escritor faz com que a estória flua de uma maneira única, pois cada capítulo transparece a personalidade do personagem título. A estória do livro é muito complexa, e a oportunidade de olhar para os eventos políticos do reino e acontecimentos com as lentes de cada personagem, que são em absoluto diferentes entre si, é sensacional. Vamos, então, ao perfil de cada um dos personagens heróis aos quais são atribuídos capítulos, para dar um gostinho mais especial para a coisa toda. Depois vou falar dos outros personagens também importantes à trama, mas que não ganham capítulos (pelo menos, não no primeiro livro), e depois vou tentar esboçar um pouco de como a estória se passa no espaço físico fantasioso.


Ned, segundo a série da HBO
Eddard Stark:
Comecemos por Eddard, também conhecido como Ned. Este é um personagem forte, guerreiro, extremamente másculo e com uma moral forte. Ele é a personificação de um homem forte da idade média. Ele tem uma terra à qual defende, tem honra pela qual preza, tem amigos por quem morreria, e tem uma família da qual é o provedor. Os capítulos de Ned são cercados por conflitos. Ele ama a sua mulher, mas já a traiu, e disso nasceu um filho bastardo. Ele ama a sua terra, Winterfell, mas tem que deixá-la e honrar seu rei amigo e superior, quando é convidado a ser a "mão" do mesmo. Ele ama a seus filhos, mas sofre quando falha em protegê-los. Os capítulos de Ned são os mais sombrios, e este é o personagem do primeiro livro pelo qual criei mais carinho. Diferente de outros personagens, que terceirizam o trabalho sujo, a filosofia de Ned é que a sentença deve ser sempre cumprida por aquele que a profere: Se você não tem coragem de matar um homem a quem sentenciou à morte, talvez ele não deva morrer, então. Ele não hesita em fazer o trabalho sujo, se pensar que este deve ser feito, e não se esconde atrás de ninguém.

Cat - segundo a série da HBO
Catelyn Stark:
Cat é uma pessoa de família. Ela cuida dos filhos, se anula quando algo acontece com eles, dedicando-se em 100% aos rebentos, e vai até o fim do mundo para lutar pelo que for necessário ao bem-estar dos mesmos. Cat não conquista muitos fãs no que tange ao seu relacionamento com o enteado, Jon Snow, filho bastardo de seu marido Ned. Ela o despreza, ignorando o amor que seus filhos tem por ele. Ele representa o que o marido não foi capaz de fazer - ser fiel, e a fidelidade é algo natural para ela. Cat foi alvo de disputas de Lord Petyr Baelish, também chamado de Littlefinger, e o irmão mais velho de Ned Stark, Brandon Stark. Ela fora prometida a Brandon, que foi desafiado por Littlefinger, apaixonado por Cat, que queria a donzela para si. Littlefinger perde a disputa, mas sua vida é poupada. Entretanto, Brandon morre e a mão de Cat passa para o irmão do prometido, Ned Stark. Esses dois primeiros personagens que descrevi são pais de Robb, Sansa, Bran, Arya e Rickon, sendo esta a Casa Stark. Robb e Rickon não têm capítulos com seus nomes, pelo menos, até onde eu li (o primeiro livro).

Sansa
Sansa Stark:
A filha mais velha da Casa Stark - uma lady, esta é a palavra para descrevê-la. Prendada, inocente, aguenta e engole o choro para se comportar como a donzela que foi criada para ser. Seus capítulos são repletos de devaneios infantis, fantasias a respeito de seus príncipes, bem como repleto de momentos onde é persuadida a fazer aquilo que os outros querem que faça.


Arya Stark
Arya
É verdade que nasceu menina, mas isso não significa que ela deverá portar-se como uma. Briga sempre e até o final para tornar-se mais forte, para mostrar que é capaz e que pode aguentar qualquer coisa que seus irmãos do sexo masculino podem aguentar. Sansa é tudo o que Arya não é. Apesar de sua pouca idade, percebe melhor os conflitos que acontecem à sua volta do que sua irmã, e desempenha um papel mais ativo na trama toda. Se assemelha muito à Ned e a Jon em personalidade, pensando, as vezes, que por ser tão diferente de sua mãe e irmã, poderia ser uma bastarda assim como Jon.


Bran
Bran Stark
Bran é um menino muito ativo e curioso, com uma mania peculiar de escalar os prédios e janelas de Winterfell. Ele te ganha desde o início, com seu jeito inocente de olhar as coisas e vontade de descobrir tudo o que puder descobrir. Bastante amoroso, tem grande admiração pelo seu meio-irmão Jon. Tem vontade de ser um cavaleiro, e treina para tal. Sua estória sofre uma grande reviravolta, e se você for coração mole feito eu vai chorar muito por causa desse guri.

Jon
Jon Snow
Filho bastardo de Ned, é perseguido por esse título onde quer que vá. Seu sobrenome é Snow, uma vez que aos bastardos é dado sobrenome derivado de elementos da natureza. Jon tem a personalidade forte, luta por seus irmãos, e é mais parecido com o pai, em personalidade, do que qualquer outro Stark. Tem especial carinho por Arya e por Bran, e dá a Arya o maior presente que ela poderia desejar, sendo, de fato, seu irmão mais velho (por mais que seja somente meio irmão). Seus capítulos são cercados de ódio por ser bastardo, e de vontade de provar o seu valor para todos que lhe perturbam.

Tyrion
Tyrion Lannister
Da casa Lannister, irmão da Rainha Cersei e de Sor. Jaime, sendo este último conhecido como Kingslayer, por ter atingido o antigo rei pelas costas quando lhe foi oportuno durante a batalha que trouxe o trono à Robert Baratheon. Cersei e Jaime são gêmeos, e parecem ser verdadeiros Lannister: são manipuladores, aproveitadores, bonitos e estratégicos. Tyrion difere de seus irmãos uma vez que é anão, e, por isso, é motivo de zombarias, não sendo respeitado como os outros Lannister. Tyrion é extremamente inteligente, e também é estratégico como seus irmãos. Tende a se apaixonar por prostitutas, e parece se identificar com tudo que não é perfeito, como com Jon, o bastardo e Bran, que passará por maus bocados. Ele é daqueles personagens que te despertam muitas dúvidas, pois ele nunca está de um lado ou de outro, apenas defende seus próprios interesses. Seus capítulos são cercados de sarcasmo.

Dany
Daenerys Targaryen
Daenerys é filha do antigo rei Aerys II, e tem um irmão mais velho, Viserys. Durante muito tempo, a família Targarayen casou-se entre irmãos para preservar a riqueza e pureza do sangue da família, então, inicialmente, Dany se vê fadada a este destino. Quando eram crianças pequenas, os irmãos foram poupados após o massacre do antigo rei e daqueles que permaneceram fiéis a ele, tendo sofrido de uma vida nômade e sem muita estrutura por muito tempo. Daenerys é, a princípio, uma menina fraca, constantemente ofendida pelo irmão, que a abusa emocionalmente e a ameaça a todo o tempo. Em uma estratégia que acreditaria poder lhe ajudar a reconquistar o trono que acredita ser seu por direito, Viserys a vende a um líder hostil de uma população selvagem e guerreira, de vida nômade, os dothraki. Com o tempo, Dany se apaixona por Drogo, seu marido, e vai crescendo como mulher e portando-se, cada vez mais, como a líder do povo selvagem.

Cersei e Jaime
Personagens secundários
A história do primeiro livro roda em torno destes personagens, e da dança de poder entre eles. Outros personagens importantes, alguns já citados, são:
Robb, filho mais velho e herdeiro da casa Stark;
Rickon, filho mais novo e ainda muito jovem para ter relevância na estória, que pertence à mesma casa;
Littlefinger, um membro de nobreza que está sempre atrás de informações e nunca parece estar ligado moralmente a nenhum dos movimentos da estória.
Jaime, irmão da rainha e do anão, ameaça aos outros quando pode se defender e repetidamente age com covardia;
Cersei, rainha manipuladora, não demonstra amor pelo marido - apenas tem interesse de manter-se como rainha e de que seus filhos sentem no trono no futuro.
Viserys
Viserys, suposto herdeiro do trono, que foi usurpado de seu pai, acredita que sua família é o "sangue do dragão", e que todo o poder de sua família se concentra nele;
Robert Baratheon, o rei que conquistou o trono de Aerys após a guerra, amigo de infância de Ned e apaixonado por sua falecida irmã, Lyanna, a quem era prometido. Quando Lyanna morreu, politicamente pensou-se que seria interessante que se casasse com Cersei, pois esta pertence à Casa Lannister, uma das mais poderosas do reino.
Sor Jorah Mormont, antigo cavaleiro do rei Aerys, que se junta a Viserys e à Dany como conselheiro.
John Arryn, a primeira mão do rei, que morre misteriosamente ao início do livro, dando o seu lugar de importância no reino à Ned. John foi como um pai para Ned, e é citado como uma pessoa sábia e muito querida por alguns, ao longo da estória.
Benjen Stark, irmão de Ned, um dos líderes dos cavaleiros da muralha que separa o reino das terras sem lei. Cavaleiros da Noite, como são conhecidos, são cavaleiros de um pelotão de estupradores, ladrões, bastardos, enfim, toda a espécie de menino rejeitado é levado a compor a patrulha, e defender o reino do que se encontra do lado de fora das muralhas de gelo.
Lady Arryn - Lisa, irmã de Cat, da casa Tully, casa-se com John Arryn, sendo assim a senhora do Vale Arryn. É mãe de Robin Arryn, herdeiro do Vale, uma criança teimosa, fraca de saúde. Os dois têm um relacionamento aparentemente doentio, do qual vários problemas poderão resultar.

O Espaço onde se passa a estória
Espacialmente, o livro é dividido entre o reino (composto pelos 7 reinos), o leste (cidades livres, para as quais os irmãos Targaryen são levados após a queda de seu pai), e a muralha de gelo.
Mapa dos Sete Reinos de Westeros
Lobos
Jon e Bran com os filhotes

No início da estória, os homens Stark, acompanhados de alguns de seus guardas, encontram uma loba gigante morta, e cinco filhotes à sua volta. Depois de uma discussão, onde alguns achavam que deveriam dar um golpe de misericórdia nos lobinhos os matando, pois não poderiam sobreviver sem a mãe, Jon diz a seu pai que o Lobo Gigante (Dire Wolf) é o símbolo da casa Stark, e que foram encontrados ali 5 lobos, o número exato de filhos de Ned. Assim, sugere que cada filho fique com um filhote, do qual cuidará. Acreditava-se que os Lobos Gigantes estavam extintos, então Jon convence Ned que seria um mau presságio matar as criaturas misteriosas que são o símbolo da casa Stark. Ned pergunta se Jon não queria um também, e Jon diz que são 5 Starks, não 6 - ele é um bastardo. Quando estão de saída, levando consigo os filhotes, ouvem um barulho, e percebem que há ainda mais um filhote - albino. Jon o pega, e diz que este será seu. Olha que profundo: um filhote diferente, para um filho diferente.
Depois disso, os filhotes crescem e permanecem fiéis e defensores de seus donos, colocando medo em muita gente, e têm um papel importante na trama. Desconfio que eles  aparecerão cada vez mais na estória.


Pôster da Série de TV
A Série televisiva da HBO
A HBO, empresa que adora séries recheadas de sangue e sexualidade, obviamente se interessou pela trama. Comecei a assistir a primeira temporada, que é baseada na estória do primeiro livro. Não posso falar muito sobre ela, pois de fato não a conheço em profundidade, mas até onde eu vi, permanece bem fiel aos livros, o que é um bicho em extinção atualmente. Vamos ver como evolui!
Amo a estória. Os livros são longos e em letras miúdas, mas valem cada pedaço. 




Frases famosas do livro e da série de TV
"The winter is coming" - Frase falada frequentemente pelos Stark, pode representar várias coisas. Nos sete reinos, os fenômenos metereológicos são bizarros, dizendo-se que o primeiro livro se passa no final de um grande verão, que durou vários anos. A frase pode significar a previsão do final deste verão, e a aproximação de um inverno que é previsto como ainda mais longo, bem como à previsão de acontecimentos fora do controle e que tendem a ser trágicos pelo tom dado.

"A Lannister always pays his debts" - (Um Lannister sempre paga suas dívidas) Frase que diz respeito à fama dos Lannister que, além de perseguir a quem lhes deve, seja da qual forma e de qual espécie for a dívida, sempre cumprem com o que se propõem a fazer.

"You helped me win this damnable throne, now help me hold it." (Você me ajudou a conquistar esse maldito trono, agora me ajude a mantê-lo)- Rei Robert, sutilmente demonstrando a Ned o quanto aprecia a sua ajuda.


"My mind is my weapon. My brother has his sword, King Robert has his warhammer, and I have my mind... and a mind needs books as a sword needs a whetstone, if it is to keep its edge." - (Minha mente é minha arma. Meu irmão tem a espada, Rei Robert tem o seu Martelo de Guerra, e eu tenho a minha mente... e a minha mente precisa de livros assim como uma espada precisa ser amolada, para que se mantenha na vantagem." Tyrion Lannister, a respeito de sua mente, seu melhor recurso.

"When you play the game of thrones, you win or you die. There is no middle ground." - (Quando você joga o jogo dos tronos, ou você ganha, ou você morre. Não existe meio termo.) Cersei para Ned.

10 Spocks, nada menos. Assim que ler os outros volumes, volto aqui para contar para vocês.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não li o livro, mas acompanhei a primeira temporada e confesso que superou as minhas expectativas, sou um grande fan de histórias que envolvem a idade média e essa está entre as melhores. Quero sim ler os livros e estou no aguardo da segunda temporada.

Any disse...

Eis um livro que eu tenho que comprar!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...