Bem pessoal, nessa postagem eu vou falar sobre algo que eu gosto muito: A Série Southern Vampires Mysteries. Sookie Stackhouse entrou na minha vida quando o meu cunhado avoado, a.k.a. aspirante a Freddy Mercury Guilherme foi me dar algo de presente de natal (de 2009, eu acho), e me presenteou com o livro "Dead to the World". Bem, para vocês verem como presente de cunhado é sempre duvidoso, ele me deu o quarto livro dessa série. Nunca tinha ouvido falar. Fui procurar a respeito, e decidi comprar os três primeiros. Depois de gastar uns quarenta paus no complemento do meu presente de grego, comecei a ler a estória. Foi amor à primeira vista.
Sookie é uma personagem forte, lutadora e sonhadora. Perdeu seus pais quando ainda era criança, e ela e seu irmão Jason foram criados pela avó Adele Stackhouse. Sofreu abusos de um tio perverso e possui uma prima distante meio problemática, e é esta a família (pelo menos por enquanto). Sookie tem uma habilidade especial que mais lhe parece um transtorno do que algo positivo: Ela lê as mentes das outras pessoas. Esta mocinha fez sucesso nos livros, que acabaram inspirando a HBO a produzir uma série de TV, chamada True Blood, inspirada nos livros. A série é muito boa, entretanto, as tramas são consideravelmente diferentes em coisas extremamente importantes - diferente de outras adaptações que acabam sendo mal feitas, a série propositalmente não é fiel ao livro, somente se inspirou em aspectos da estória para recontá-la, a partir de seu próprio ponto de vista. Vou falar sobre os livros, pois ainda estou no começo da série, e meu amigo Ton fará o servicinho sujo de falar o que puder sobre True Blood. Vou tentar dar uma visão geral de cada livro, com menor número de spoilers possível, para que vocês sintam o gostinho da coisa. Entretanto, como conto um pouquinho de cada e preciso de elementos para explicar o próximo, tem spoilers por aqui sim. Então, se não curte, é melhor ler depois.
Se você é como eu e esquece coisas sobre a estória, estes resuminhos podem te ajudar antes que você comece a ler o próximo livro. Os livros, no geral, são cercados de apelos sexuais, as vezes parece até que você está lendo algum genérico de Sabrina. Apesar dessa peculiaridade, o mistério da série faz com que você queira resolver todas as situações malucas nas quais Charlaine enfia os personagens. Eu super recomendo.

Aliás, uma curiosidade. A escritora Charlaine Harris é famosa por seus livros de mistério, então a estória te leva a investigar, junto com os personagens, aventuras em um mundo sobrenatural.
O segundo livro se chama "Living Dead in Dallas", e a sua estória começa com, obviamente, assassinato. Lafayette morre, e Sookie decide "ouvir" as pessoas para descobrir o que está acontecendo. Seu namoradinho Bill é intimado pelo xerife da área 5 (Eric Northman) a passar um tempo fora resolvendo problemas. Sookie é atacada por um ser chamado Maenad e recebe um tratamento peculiar: Bebe sangue de uma galera de vampiros, e recebe uma transfusão. Obviamente que nem todo mundo aceita os dentucinhos, e uns fanáticos religiosos (the Fellowship of the Sun) parecem estar por trás de desaparecimentos de pessoas importantes no mundo vampiro. Sookie auxilia - a contra gosto - os vampiros a descobrirem mais sobre a situação e, novamente, se vê em situações de assassinato. Acaba ingerindo um pouco mais do sangue de Eric (ele a convence a "chupar" balas que leva em seu lugar, quando lhe salva de tiros para fora de seu corpo) e assim eles passam a estar "conectados". Esta conexão faz com que conheçam mais do que Sookie deseja um do outro.




Sétimo livro. "All Together Dead". Depois dos acontecimentos anteriores, Sophie Anne é acusada de ter assassinado seu marido, e esta é levada a julgamento em uma convenção de vampiros. Mais uma vez, a rainha exige ajuda de Sookie. No meio da zona, Sookie conhece um outro leitor de mentes, Barry. Sookie sofre influências novamente de Eric, que faz que fortalece ainda mais o vínculo entre os dois. Os fanáticos da Fellowship aproveitam a convenção para dar aquela barbarizada básica. Sookie, obviamente partirá em socorro da comunidade. As consequências desse livro pra política vampiresca são muito fortes.
No oitavo livro, "From Dead to Worse", a escritora descreve alguns acontecimentos do Katrina e faz com que este influencie personagens da estória. Muitas criaturas fogem por aí e vão parar em Bon Temps pois estão desabrigadas. O namorado de Sookie (atualmente Quinn) desaparece, e ela acaba descobrindo que realmente é diferente: ela é 1/8 fada, sendo, inclusive, parente de Claudine. Sookie é chamada a investigar algumas mortes de transmorfos, e descobre que legiões de criaturas sobrenaturais estão se aproveitando do Katrina e do enfraquecimento da rainha para tomar conta do poder dos outros. Isso acontece tanto com os transmorfos como com os vampiros. Sophie é tirada de cena, e Felipe de Castro acaba por ser o novo rei. As coisas no coração de Sookie não vão nada bem e Quinn tem grande parte nisso. No meio de um turbilhão de sentimentos por vários supes diferentes, descobre que Hadley teve um filho enquanto ainda era humana, e decide ir dar uma visitada ao menino. Acaba descobrindo que ele (pasmem) também é diferente... Além disso, acaba tendo problemas sérios com Crystal, a mulher de Jason.
Nono livro: "Dead and Gone". Nesse livro, os transmorfos e os homens animais decidem se assumir para o mundo, do mesmo jeito que os vampiros fizeram algum tempo antes. Os vampiros estão à duras penas suportando o novo regime, imposto pelo rei Felipe de Castro. O FBI começa a suspeitar do dom de Sookie (ela ajuda a achar algumas pessoas nos destroços do hotel onde foi a convenção dos vampiros) e começam a ir atrás da mocinha. Se vê, novamente, no meio de uma guerra. Aparentemente algumas fadas não gostam que os seus iguais saiam se reproduzindo com seres humanos, e acabam querendo matar a galera que tem o sangue misturado (como Sookie). De um lado, os parentes de Sookie que curtem humanos. De outro, as fadas que não gostam de humanos. Sookie acaba torturada, e muchas coisitas mais - a moça foi feita para comer o pão que o Cataliades amassou. Muita gente morre, e a conexão do mundo das fadas com a terra jamais será a mesma. Eric tem uma estratégia peculiar para proteger a loirinha, para deixã-la mais intocável a outros vampiros.
No décimo livro, "Dead in the family", Sookie está sofrendo de estresse pós traumático por conta de ter sido torturada. Nesse livro aparece Alexei Romanov. Isso mesmo, o rapaz da rússia que era hemofílico. Appius Livius Ocella - o maker de Eric - aparece para ferrar ainda mais o mundo de Sookie. Victor, o regente de Lousiana designado para governar no lugar do rei não está satisfeito como seu cargo, e decide que Eric é uma ameaça a ele. Victor faz da vida de todos um inferno, obviamente, e Sookie deseja ardentemente que ele morra. Sookie acaba descobrindo mais entes para sua pequena família, (Dermot, que parece muito muito com Jason) e, novamente, ficando no meio de brigas bem sangrentas de supes.
O décimo primeiro livro, "Dead Reckoning", foi o último que li. O décimo segundo ainda não foi publicado. Neste livro, alguém (que surpresa) está tentando matar Sookie. Dermot e Claude estão morando com Sookie. Eric e Sookie armam um plano para tentar se livrar de Victor. Pam está perdidamente apaixonada por uma humana que tem leucemia, e está moribunda, e não pode transformá-la pois Victor é um Jackass. Amelia tenta ajudar Sookie, mas acaba irritando a loirinha mais do que qualquer outra coisa. Sookie bota todo mundo pra correr de sua casa (menos Dermot, que não teria para onde ir). As coisas não vão nada bem para Sam, pois as pessoas não curtem muito ir a um bar de um transmorfo, As coisas não vão bem para Eric pois Victor decide abrir um bar para concorrer com o Fangtasia. Sookie amarrada a Eric, mas está mais cheia de toda essa porcaria sobrenatural na sua vida do que nunca. Enfim, a estória é maravilhosa e envolvente. Não vejo a hora de ler o décimo segundo.

O Vídeo abaixo é sobre a série de TV "True Blood", da HBO.
Dez Spocks para a série de livros. A cada livro me apaixono mais. Não tenho como avaliar a série de TV, deixo essa pro Ton!
Nenhum comentário:
Postar um comentário