Subscribe:

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tudo sobre Sookie Stackhouse em "The Southern Vampires Mysteries"

Bem pessoal, nessa postagem eu vou falar sobre algo que eu gosto muito: A Série Southern Vampires Mysteries. Sookie Stackhouse entrou na minha vida quando o meu cunhado avoado, a.k.a. aspirante a Freddy Mercury Guilherme foi me dar algo de presente de natal (de 2009, eu acho), e me presenteou com o livro "Dead to the World". Bem, para vocês verem como presente de cunhado é sempre duvidoso, ele me deu o quarto livro dessa série. Nunca tinha ouvido falar. Fui procurar a respeito, e decidi comprar os três primeiros. Depois de gastar uns quarenta paus no complemento do meu presente de grego, comecei a ler a estória. Foi amor à primeira vista.

Sookie é uma personagem forte, lutadora e sonhadora. Perdeu seus pais quando ainda era criança, e ela e seu irmão Jason foram criados pela avó Adele Stackhouse. Sofreu abusos de um tio perverso e possui uma prima distante meio problemática, e é esta a família (pelo menos por enquanto). Sookie tem uma habilidade especial que mais lhe parece um transtorno do que algo positivo: Ela lê as mentes das outras pessoas. Esta mocinha fez sucesso nos livros, que acabaram inspirando a HBO a produzir uma série de TV, chamada True Blood, inspirada nos livros. A série é muito boa, entretanto, as tramas são consideravelmente diferentes em coisas extremamente importantes - diferente de outras adaptações que acabam sendo mal feitas, a série propositalmente não é fiel ao livro, somente se inspirou em aspectos da estória para recontá-la, a partir de seu próprio ponto de vista. Vou falar sobre os livros, pois ainda estou no começo da série, e meu amigo Ton fará o servicinho sujo de falar o que puder sobre True Blood. Vou tentar dar uma visão geral de cada livro, com menor número de spoilers possível, para que vocês sintam o gostinho da coisa. Entretanto, como conto um pouquinho de cada e preciso de elementos para explicar o próximo, tem spoilers por aqui sim. Então, se não curte, é melhor ler depois.

Se você é como eu e esquece coisas sobre a estória, estes resuminhos podem te ajudar antes que você comece a ler o próximo livro. Os livros, no geral, são cercados de apelos sexuais, as vezes parece até que você está lendo algum genérico de Sabrina. Apesar dessa peculiaridade, o mistério da série faz com que você queira resolver todas as situações malucas nas quais Charlaine enfia os personagens. Eu super recomendo.

O primeiro livro sobre a vida da Sookie é o "Dead Until Dark". Você é levado a uma realidade onde existem vampiros, do jeitinho que a lenda reza: Não podem sair durante o dia, não curtem alho, não podem com prata, e têm sede por sangue. Eles sempre viveram às escondidas, até que os japoneses revolucionam para sempre o nosso planetinha. Os cientistas inventam um sangue sintético. Os dentucinhos descobrem que o sangue (a princípio feito para salvar as pessoas que precisam de transfusão) pode lhes alimentar, sendo uma fonte de alimento alternativa ao homicídio. Daí os bonitos decidem sair do armário e se assumirem para o mundo. É este o cenário que o primeiro livro explora: O mundo visto pelos olhos de Sookie, a leitora de mentes, após a Grande Revelação. Ela conhece o vampiro Bill, ela salva a vida dele de algumas pessoas que querem traficar o seu sangue (aparentemente sangue vampiro é uma droga potente), eles se envolvem, e, claro, pessoas começam a morrer. Ela descobre que existem mais seres sobrenaturais do que se imagina (transmorfos, lobisomens, homens pantera, e outras coisitas mais). A sua habilidade de leitura de mentes lhe leva a lugares onde jamais pensara que estaria, e sua vida nunca (que, na verdade, nunca foi normal) jamais será normal. De alguma forma vê seu irmão envolvido em assassinatos, e parte em uma missão de provar ao mundo a inocência do rapaz.

Aliás, uma curiosidade. A escritora Charlaine Harris é famosa por seus livros de mistério, então a estória te leva a investigar, junto com os personagens, aventuras em um mundo sobrenatural.

O segundo livro se chama "Living Dead in Dallas", e a sua estória começa com, obviamente, assassinato. Lafayette morre, e Sookie decide "ouvir" as pessoas para descobrir o que está acontecendo. Seu namoradinho Bill é intimado pelo xerife da área 5 (Eric Northman) a passar um tempo fora resolvendo problemas. Sookie é atacada por um ser chamado Maenad e recebe um tratamento peculiar: Bebe sangue de uma galera de vampiros, e recebe uma transfusão. Obviamente que nem todo mundo aceita os dentucinhos, e uns fanáticos religiosos (the Fellowship of the Sun) parecem estar por trás de desaparecimentos de pessoas importantes no mundo vampiro. Sookie auxilia - a contra gosto - os vampiros a descobrirem mais sobre a situação e, novamente, se vê em situações de assassinato. Acaba ingerindo um pouco mais do sangue de Eric (ele a convence a "chupar" balas que leva em seu lugar, quando lhe salva de tiros para fora de seu corpo) e assim eles passam a estar "conectados". Esta conexão faz com que conheçam mais do que Sookie deseja um do outro.

O terceiro livro se chama "Club Dead". A estória principal é que Bill desaparece, e Sookie vai em seu socorro. Uma coisa que gosto em Sookie é isso. Ela estica as mangas e faz serviços bem sujos. Ela vai até o fim pelas pessoas que gosta, acaba se prejudicando as vezes. Mas o mais legal é que ela tem um puta amor próprio e senso de auto-preservação. Mesmo enfiada nessas loucuras, ela manda as pessoas embora quando se enche delas, não fica com nhe nhe nhe quero ser vampira que nem você (aliás, está bem assim, obrigada). Não é aquela coisa: "Ó meu vampiro querido, me leve com você por aí e me faça sua igual. Me salve das merdas que eu fizer enquanto eu exerço a minha mosca mortice..." que a gente está acostumado a ler por aí. Enfim, voltando a Club Dead, Sookie conta com  ajuda de Alcide, um lobisomem escalado por Eric para ajudar a loirinha na busca por seu amado. Ela passa pelo inferno nesse livro, muita coisa ruim acontece com ela (sério).

No quarto livro, "Dead to the World" (finalmente, o que meu cunhado me deu), Sookie continua puta com as confusões nas quais teve que se meter por causa de seus amigos sobrenaturais. No meio dessa raiva, Sookie esbarra com um Erik diferente no meio de uma estrada. Aparentemente o xerife sacana, sensual e que consegue fazer com que todos se dobrem às suas vontades está sem memória alguma a respeito de sua identidade. Acontece que umas bruxas malvadas resolvem sacanear com o Eric e assumir as suas posses, e, como parte de sua estratégia, zoam com a mente do pobrezinho. Sookie ajuda Pam (braço direito de Eric) a tentar desvendar que porr@ está acontecendo, afinal, e acaba cuidando do Viking bonitão por certo tempo, suficiente para que rolem várias coisas (que tem data de validade, uma vez que a qualquer momento a situação pode ser resolvida e ele então voltará a ser o vampiro de sempre). No meio disso tudo, Jason entra em uma grande confusão com uma mulher pantera obcecada pelo bonitão, e, aparentemente, entra pro time dos supes. Aqui também surge Claudine, uma suposta fada madrinha de Sookie. Fada mesmo, aliás.

Quinto livro: "Dead as a Doornail". Sookie sofre várias tentativas de assassinato, acontece a primeira lua cheia de Jason como supe, ele acaba sendo acolhido por seus "iguais" . Tara, amiga de infância de Sookie, acaba se envolvendo com um vampiro que é mais do que confusão. Sookie faz o que? ajuda a amiga. Claro. Além de ter que se salvar das tentativas de assassinato (com a ajuda de Claudine), salvar a amiga Tara, e conviver com Eric depois de ter recuperado a memória e alucinado para descobrir o que aconteceu nos tempos que passou com Sookie, ela é enfiada no meio de uma encrenca política dos lobisomens,. que precisam escolher seu novo líder. Isso não é feito de uma maneira muito cristã, e Alcide enfia Sookie no meio em uma tentativa de proteger seu pai, que está tentando ser o novo líder.  Sookie conhece Quinn, um homem tigre muito interessante.

No sexto livro, "Definitely Dead", Sookie e Quinn começam um relacionamento. Aliás, isso me lembra que não disse por que Sookie prefere os sobrenaturais quando se trata de relacionamentos. Acontece que as mentes dos vampiros são um porto seguro para Sookie, que não consegue lê-las. Os outros sobrenaturais, como os transmorfos, lhe enviam apenas sinais de seus pensamentos, e ela não consegue lê-los tão bem quanto os humanos. Tá aí o motivo. Imagina ler os pensamentos de seus namorados? Aliás, por causa de sua habilidade, Sookie sofreu muito Bullying. Então ela decide que namorar os supes é muito mais tranquilo. Voltanto ao sexto livro, nesta estória aparece mais sobre Hadley, a prima problemática de Sookie. Aparentemente ela virou vampira, se envolveu com a rainha dos vampiros de Lousiana Sophie Anne, e foi assassinada. Deixou tudo que tinha para Sookie, que vai até a cidade onde ela morava para ver o que herdou. Lá, ela conhece Amelia Broadway, uma bruxinha simpática (e um tanto quanto pentelha) que acaba virando amiga de Sookie. Enquanto tenta descobrir mais sobre sua prima, Sookie é convocada para resolver problemas da rainha de Louisiana.

Sétimo livro. "All Together Dead". Depois dos acontecimentos anteriores, Sophie Anne é acusada de ter assassinado seu marido, e esta é levada a julgamento em uma convenção de vampiros. Mais uma vez, a rainha exige ajuda de Sookie. No meio da zona, Sookie conhece um outro leitor de mentes, Barry. Sookie sofre influências novamente de Eric, que faz que fortalece ainda mais o vínculo entre os dois. Os fanáticos da Fellowship aproveitam a convenção para dar aquela barbarizada básica. Sookie, obviamente partirá em socorro da comunidade. As consequências desse livro pra política vampiresca são muito fortes.

No oitavo livro, "From Dead to Worse", a escritora descreve alguns acontecimentos do Katrina e faz com que este influencie personagens da estória. Muitas criaturas fogem por aí e vão parar em Bon Temps pois estão desabrigadas. O namorado de Sookie (atualmente Quinn) desaparece, e ela acaba descobrindo que realmente é diferente: ela é 1/8 fada, sendo, inclusive, parente de Claudine. Sookie é chamada a investigar algumas mortes de transmorfos, e descobre que legiões de criaturas sobrenaturais estão se aproveitando do Katrina e do enfraquecimento da rainha para tomar conta do poder dos outros. Isso acontece tanto com os transmorfos como com os vampiros. Sophie é tirada de cena, e Felipe de Castro acaba por ser o novo rei. As coisas no coração de Sookie não vão nada bem e Quinn tem grande parte nisso. No meio de um turbilhão de sentimentos por vários supes diferentes, descobre que Hadley teve um filho enquanto ainda era humana, e decide ir dar uma visitada ao menino. Acaba descobrindo que ele (pasmem) também é diferente... Além disso, acaba tendo problemas sérios com Crystal, a mulher de Jason.

Nono livro: "Dead and Gone". Nesse livro, os transmorfos e os homens animais decidem se assumir para o mundo, do mesmo jeito que os vampiros fizeram algum tempo antes. Os vampiros estão à duras penas suportando o novo regime, imposto pelo rei Felipe de Castro. O FBI começa a suspeitar do dom de Sookie (ela ajuda a achar algumas pessoas nos destroços do hotel onde foi a convenção dos vampiros) e começam a ir atrás da mocinha. Se vê, novamente, no meio de uma guerra. Aparentemente algumas fadas não gostam que os seus iguais saiam se reproduzindo com seres humanos, e acabam querendo matar a galera que tem o sangue misturado (como Sookie). De um lado, os parentes de Sookie que curtem humanos. De outro, as fadas que não gostam de humanos. Sookie acaba torturada, e muchas coisitas mais - a moça foi feita para comer o pão que o Cataliades amassou. Muita gente morre, e a conexão do mundo das fadas com a terra jamais será a mesma. Eric tem uma estratégia peculiar para proteger a loirinha, para deixã-la mais intocável a outros vampiros.

No décimo livro, "Dead in the family", Sookie está sofrendo de estresse pós traumático por conta de ter sido torturada. Nesse livro aparece Alexei Romanov. Isso mesmo, o rapaz da rússia que era hemofílico. Appius Livius Ocella - o maker de Eric - aparece para ferrar ainda mais o mundo de Sookie. Victor, o regente de Lousiana designado para governar no lugar do rei não está satisfeito como seu cargo, e decide que Eric é uma ameaça a ele. Victor faz da vida de todos um inferno, obviamente, e Sookie deseja ardentemente que ele morra. Sookie acaba descobrindo mais entes para sua pequena família, (Dermot, que parece muito muito com Jason) e, novamente, ficando no meio de brigas bem sangrentas de supes.

O décimo primeiro livro, "Dead Reckoning", foi o último que li. O décimo segundo ainda não foi publicado. Neste livro, alguém (que surpresa) está tentando matar Sookie. Dermot e Claude estão morando com Sookie. Eric e Sookie armam um plano para tentar se livrar de Victor. Pam está perdidamente apaixonada por uma humana que tem leucemia, e está moribunda, e não pode transformá-la pois Victor é um Jackass. Amelia tenta ajudar Sookie, mas acaba irritando a loirinha mais do que qualquer outra coisa. Sookie bota todo mundo pra correr de sua casa (menos Dermot, que não teria para onde ir). As coisas não vão nada bem para Sam, pois as pessoas não curtem muito ir a um bar de um transmorfo, As coisas não vão bem para Eric pois Victor decide abrir um bar para concorrer com o Fangtasia. Sookie amarrada a Eric, mas está mais cheia de toda essa porcaria sobrenatural na sua vida do que nunca. Enfim, a estória é maravilhosa e envolvente. Não vejo a hora de ler o décimo segundo.

Além desses onze livros, existe ainda o livro auxiliar "A touch of Dead", que possui vários contos que explicam elementos interessantes que não foram muito bem explorados nos livros anteriores, nos trazendo mais um gostinho do mundo da Sookie. Este livro serviu para diminuir a minha crise de abstinência pela estória, mas durou pouco. Quero outro, e logo.


O Vídeo abaixo é sobre a série de TV "True Blood", da HBO.


Quer ler curiosidades sobre a série de livros e a de TV? Acesse!

Dez Spocks para a série de livros. A cada livro me apaixono mais. Não tenho como avaliar a série de TV, deixo essa pro Ton!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...